Atualizações
TCE-PR empossa sete auditores de controle externo aprovados em concurso público

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, conselheiro Ivens Linhares, empossou, na manhã desta quinta-feira (27 de fevereiro), sete auditores de controle externo aprovados no mais recente concurso público da Casa, realizado em 2024. São profissionais das áreas jurídica (três servidores), de informática (três) e contábil (um). Outros três aprovados, já nomeados por meio de portarias publicadas em 20 de fevereiro, na edição nº 3.390 do Diário Eletrônico do TCE-PR, deverão tomar posse em breve.
Além do presidente e do conselheiro Fernando Guimarães – ambos ingressaram no Tribunal após aprovação em concurso público, respectivamente para os cargos de auditor (atualmente denominado conselheiro-substituto) e procurador do Ministério Público de Contas (MPC-PR) -, a recepção aos novos servidores teve a presença de diretores do TCE-PR.
Após parabenizar os novos servidores pela aprovação num concurso difícil e concorrido, o presidente enfatizou que eles trabalharão num dos mais modernos tribunais de contas do Brasil. "Tenho orgulho de dizer a vocês que oferecemos um bom ambiente e condições de trabalho excelentes", afirmou Linhares. "Aqui temos processos de trabalho modernos e inovadores, que hoje nos permitem avaliar políticas públicas, contribuindo para propiciar uma vida melhor para quem mora no Paraná."
Entregas para a sociedade
O conselheiro Fernando Guimaraes – em cuja gestão (biênio 2023-2024) foi realizado o concurso -, lembrou da evolução do Tribunal nos últimos anos. "Passamos do mimeógrafo e da impressora matricial para o processo eletrônico. O Tribunal evoluiu ao longo do tempo, seja pelo maior conhecimento da população, pela evolução da legislação ou pela melhoria constante na avaliação de políticas públicas."
Falando em nome dos empossados, o auditor de controle da área jurídica Lucas Senna Witt afirmou esperar encontrar na Casa realização pessoal e profissional. "Aqui temos a possiblidade de usar nosso conhecimento técnico para que o Tribunal tome medidas efetivas, que gerem impacto e promovam entregas para a sociedade paranaense", declarou o profissional do Direito.
Interesse nacional
Os sete novos servidores (cinco homens e duas mulheres) são jovens, com média de idade de 31 anos – o mais novo do grupo tem somente 25. Apenas um é nascido no Paraná, confirmando a percepção histórica de que o TCE-PR se tornou polo de atração de profissionais qualificados de todo o país. Entre os empossados há pessoas nascidas em cinco estados: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco.
Eles foram aprovados no concurso público para o cargo de auditor de controle externo do TCE-PR regido pelo Edital nº 1/2024. O concurso foi organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e teve as provas aplicadas nos dias 10 e 11 de agosto do ano passado.
O concurso previu vagas em seis áreas: administrativa, contábil, econômica, engenharia civil, informática e jurídica. Além das vagas estipuladas em edital, em todas as especialidades também foi prevista a formação de cadastro de reserva, conforme as necessidades do Tribunal.